Coordenador : Leonardo Moreira da Costa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388591.2201.283147.03022023
Departamento/Setor: GQO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de Ensino Fundamental II (9o ano) Alunos de Ensino Médio Alunos de disciplinas de Ciências Professores de Ensino Fundamental II (9o ano) Professores de Ensino Médio Professores de disciplinas de Ciências
Local de atuação: Instituto de Química (UFF) e Colégios de Ensino Médio
Objetivo
Geral: - Contribuir para a educação aumentando a motivação dos alunos na aprendizagem de Química através da realização de experimentos que tornem a disciplina mais aplicada, fácil, agradável, interessante e divertida. Específicos: - Realizar visitas a escolas de ensino médio para realização de experimentos correlacionados com conteúdos abordados pelos professores; - Contribuir para aprendizagem significativa de Química através do uso de experimentos; - Promover o aumento da motivação e interesse dos alunos no ensino de Química; - Incentivar o ensino de química como uma ciência experimental no Ensino Médio; - Elaborar uma apostila de experimentos químicos com abordagem construtivista; - Elucidar, na apostila, experimentos didáticos usando materiais de baixo custo e de fácil acesso; - Contribuir para a desconstrução a forma unidirecional e mecânica de ensino;
Resumo
Em escolas públicas e privadas a disciplina de química é ministrada do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma disciplina predominantemente experimental, pode acarretar na desmotivação do aluno e gerar um aprendizado mecânico. Isso leva o estudante a armazenar as novas informações de maneira maquinal, não conseguindo compreender seu real significado. A perpetuação desse modelo tradicional de ensino pode ser causada por diversos motivos como falta de infraestrutura adequada, reagentes químicos, vidrarias, aparelhagens e de tempo por parte do professor para dedicar-se as aulas experimentais. Sendo assim, o intuito principal deste trabalho é proporcionar aos professores e aos alunos maior suporte nas aulas com a realização e desenvolvimento de experimentos de modo a tornar o ensino de a química mais fácil, agradável, interessante e divertido. Serão realizadas visitas em escolas públicas nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói para aplicação de um conjunto de experimentos adaptados para escolas com escassez infraestrutural e pouco poder aquisitivo para providenciar matérias primas para as aulas práticas. Os experimentos também serão disponibilizados no formato de apostila para os docentes que tem como objetivo facilitar a ação dos professores e incentivá-los a realizar atividades experimentais. Além disso, a partir da utilização da apostila, é possível proporcionar uma aprendizagem mais significativa ao aluno, de forma que ele possa aplicar os conhecimentos adquiridos numa atividade experimental e seja capaz de desenvolver sua criticidade.